Divórcio e novo casamento
Divórcio e novo casamento
Olá, amigo P.L.,
Obrigado por acompanhar a programação da TV Novo Tempo.
Você perguntou se uma pessoa que se divorcia pode casar novamente e ser batizada na igreja Adventista.
A Bíblia ensina que o novo casamento só é permitido (ou tolerado, como preferem alguns) em duas circunstâncias: quando há o adultério por parte do cônjuge (Mateus 5:32; 19:9) ou a morte do mesmo (Romanos 7:2). Portanto, divorciar-se por qualquer outro motivo é adultério, ou seja: pecado, que traz sérias consequências (ver Êxodo 20:14; Malaquias 2:16; Provérbios 6:23-27).
Entretanto, a Bíblia não diz que o adultério é um pecado imperdoável quando há um arrependimento sincero. Se for o seu caso (ou de um amigo) – o ter se divorciado sem que a primeira esposa o tenha traído – você não estava livre para se casar novamente, ou seja: pecou. Mas, Deus não irá o condenar eternamente por isso. Ele o perdoa. (Alguns podem usar isso como argumento para o divórcio, mas, cuidado! Deus sabe o que está no coração, inclusive se a pessoa se arrepende de verdade ou não…).
Creio que a melhor solução para um caso desses não é acabar com mais um lar, mas crer no perdão de Deus, regularizar a situação civil com a atual esposa (casando-se) e continuar a vida. Separar-se novamente seria o mesmo que tentar resolver um problema criando outro pior! (Mais uma família destruída). Num mundo no qual não conseguimos sempre viver o ideal, muitas vezes temos que escolher “dos males, o menor”.
Apegue-se às promessas bíblicas de que Deus perdoa a todos os pecados desde que haja arrependimento verdadeiro (Leia Salmo 32:5, Miquéias 7:19 e 1ª João 1:9!). Ele pode abençoar você e sua atual esposa. Ajoelhem-se na presença do Senhor, peçam perdão e dediquem a vida a Ele através do batismo. JAMAIS a igreja Adventista impedirá que entreguem a vida ao Senhor (recomendo uma entrevista com o pastor local para que ele possa, além de avaliar o caso, lhes instruir).
Olhem para frente, como diz o conselho inspirado, e sigam ao lado do Salvador:
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá”.Filipenses 3:12-15.
Juntamente com sua esposa e filhos (e os tiver), medite nos conselhos para a família que Deus deixou em Efésios 5:22-33 e 6:1-4 e sejam uma família abençoada para a sociedade. E, se preparem juntos para a volta de Jesus (Mateus 24:42, 44)!
Deixo-lhe mais um texto bíblico para reflexão: “Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher [adúltera], perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” João 8:10-11.
No que puder ajudar estou à disposição.
Um abraço,
Leandro Soares de Quadros
Jornalista – conselheiro espiritual
Jornalista – conselheiro espiritual
Comentários
Postar um comentário